Medo da 1ª consulta
- Amanda Furlan Marques
- 25 de jan. de 2022
- 1 min de leitura
“E se eu não souber o que falar? E se eu esquecer de falar algo importante? E se eu não me identificar com o profissional? E se...?”

É comum que muitas pessoas tenham dúvidas e até mesmo medos em relação à primeira consulta com o psicólogo. Se é o seu caso, ou de alguém que você conhece, algumas informações podem ajudar:
🔸Você não precisa se preocupar com o receio de “não saber o que falar”, o psicólogo está ali para conduzir e te auxiliar nisso.
🔸Não há uma regra de “tal coisa precisa ser dita na 1ª consulta”, cada profissional trabalha de um jeito, portanto cada um conduzirá de uma forma. E inclusive, caso ele não te explique, você pode questioná-lo sobre como é a forma de trabalho dele.
🔸Se perceber que há alguma informação que considera importante e não deu tempo ou não lembrou de falar na primeira consulta, não se preocupe, você poderá levar esse tópico posteriormente.
🔸O psicólogo está ali para te acolher. Caso tenha dificuldade de se sentir à vontade durante a consulta, você pode expor isso ao psicólogo, para que ele adapte a condução, respeitando as suas singularidades.
🔸Se você não se identificar com o profissional ou a forma de trabalho dele, pode a qualquer momento interromper e procurar outro profissional. Existem profissionais e profissionais, com diferentes modos de trabalhar e isso não é diferente na Psicologia; por isso, não se limite se não se identificar de primeira: procure informações, peça indicações de pessoas de confiança e tente com outro profissional.
#janeirobranco #sessaodeterapia #psicologaonline #terapiaonline #terapia #psicologia #saudemental #saudeemocional #ansiedadenãoéfrescura #depressãonãoéfrescura