Imprinting?
- Amanda Furlan Marques
- 9 de dez. de 2023
- 1 min de leitura
O imprinting é um fenômeno que ocorre durante um período crítico do desenvolvimento, geralmente logo após o nascimento ou a eclosão. Esse tipo de evento, diferentemente da aprendizagem, é caracterizado por ser rápido, irreversível e não requer reforço.

Konrad Lorenz (1903-1989) observou que filhotes de gansos e patos, após eclodir, seguiam o primeiro objeto em movimento que viam. Lorenz descobriu que esse comportamento era inato e que dependia de um período crítico de desenvolvimento. Se um filhote de ganso fosse privado de contato com sua mãe durante esse período, ele poderia se afeiçoar a qualquer outro objeto, como um humano ou um brinquedo (inclusive, as botas de borracha do próprio Lorenz).
Fenômeno importante na etologia (a ciência do comportamento animal), o imprinting é responsável por comportamentos sociais significativos, como o cuidado parental e a formação de grupos sociais. Apesar de já ter sido relatado anteriormente, foi Lorenz que pela primeira vez o observou de forma sistematizada.
Além disso, Lorenz observou outros comportamentos instintivos que ocorriam em determinados estágios da vida e os nomeou “padrões de ação fixa”. Esses comportamentos não seriam aprendidos, mas sim geneticamente programados para ocorrer, tendo passado por evoluções durante a seleção natural.
E você, já ouviu falar do imprinting?